Cadastre-se! | Esqueci a senha.
Usuário e/ou senha inválidos.

 

faq | home

FAQ

 

1) Onde podem ser usadas as Cerâmicas da Lepri ?

Podem ser usadas em áreas internas e externas, piso e parede. Em áreas de grande circulação, quintal, calçada, em volta de piscina, churrasqueira, cozinha, banheiros, salas, quartos, etc.

2) Qual o PI (PEI) da Cerâmica Rústica Lepri?

As cerâmicas rústicas não são classificadas por PEI. O PEI é usado para medir a resistência de cerâmicas esmaltadas. Cerâmicas sem esmalte são classificadas por resistência a abrasão profunda. As cerâmicas Lepri têm alta resistência à abrasão profunda, sendo consideradas alto trafego. Se fizer um comparativo com as cerâmicas esmaltadas, podemos considerar que as linhas rosso e paglia equivalem ao PEI 4 e o Nero e Ciocollato ao PEI 5.

3) É preciso Impermeabilizar a Cerâmica ?

Linha Rústica: Em áreas de churrasqueira, garagem, ou onde há risco de cair óleo ou gordura SIM. Em outras áreas, onde não há esse risco a impermeabilização é opcional. Linha Esmaltada: Não há necessidade de impermeabilização.

4) Qual impermeabilizante usar?

Recomendamos a utilização do Impermeabilizante HIDROREPELL OLEOFUGANTE, pois não cria película, não da brilho e mantém as características do produto.

5) Onde devo usar o HIDROREPELL OLEOFUGANTE ?

Nas Cerâmicas Rústicas Lepri (Linha básica e Linha Invecchitatto) com superfícies porosas que possivelmente terão problemas com manchas de óleos, gorduras, refrigerantes, graxas, vinhos, entre outro, aplicadas em churrasqueiras, garagens, decks de piscinas, pias de cozinhas, balcões, calçadas, etc.

6) O contra-piso deve ser impermeabilizado ?

Em terrenos muito úmidos, ou onde o contra-piso for feito sobre terra, SIM, é necessário que o contra-piso tenha algum tipo de impermeabilização, seja misturado no concreto ou na massa, ou se o contra-piso já estiver pronto utilizar algum produto sobre o mesmo com a finalidade de impermeabilizar. No mercado existem vários produtos para esse fim. Sobre Laje ou onde não há fonte de umidade, não é obrigatório a impermeabilização.

7) Como deve ser feito o rejunte ?

Na linha Básica e Linha Invecchiatto o rejunte ideal deve ser feito com cimento e areia fina peneirada, ou pó de quartzo e cimento, na proporção de duas partes de areia ou pó de quartzo para uma parte de cimento. O Cimento é o tipo CP 32, das principais marcas do mercado. Para as linhas ecomadeiras e ecolight, utilizar rejuntamento flexível (disponível no mercado) na Cor de preferência. Na linha de Pastilhas não deve ser usado rejunte. O assentamento é feito com Argamassa colorida para pastilhas de porcelana, que serve para assentar e rejuntar simultaneamente.

8) Como deve ser a limpeza após o rejuntamento?

Linha Básica e Linha Invecchiatto:

A limpeza após o rejuntamento deve ser feita após 48 horas de rejuntado. Ela deve ser feita com acido muriatico na proporção de 10 partes de água para uma de ácido. Deve-se primeiramente molhar o piso, aplicar a solução de água e acido deixar agir por alguns minutos, esfregar com vassoura de piaçava e enxaguar com água abundante. Repetir esta operação enquanto houver resíduos de cimento sobre o piso. Após esta operação lavar o piso com água e detergente neutro, sempre misturando o detergente em água, nunca aplicando-o diretamente sobre o piso.


Linha Ecomadeira e Ecolight:

Durante o rejuntamento limpar o excesso de rejunte. Não deixar acumular rejunte na peça, pois ira dificultar a limpeza. Após 72 horas do rejuntamento deverá ser feito a limpeza com Solução Limpadora de Revestimento Cerâmicos (das principais marcas do mercado), para remoção de resíduos de cimento, inclusive rejuntamento. Para utilização deste produto a base deve estar molhada.


Linha de Ecopastilhas:

Após 72 horas do rejuntamento deverá ser feito a limpeza com Solução Limpadora de Revestimento Cerâmicos (das principais marcas do mercado), para remoção de resíduos de cimento, inclusive rejuntamento. Para utilização deste produto a base deve estar molhada.


9) Quando deve ser feita a impermeabilização do piso ?
Linha básica e Invecchiatto:

Após a limpeza deve-se aguardar o piso estar totalmente seco, para só então realizar a impermeabilização. A IMPERMEALIZAÇÃO NÃO DEVE SER FEITA COM O PISO AINDA UMÍDO OU MOLHADO. Para saber se o piso está seco, deixar sobre o piso um pedaço de plástico, preso com um pedaço de madeira ou tijolo, por 12 horas. Se não houver transpiração no plástico ainda tem umidade e, portanto não é à hora certa de impermeabilizar.
Nos demais revestimentos Lepri não há necessidade de Impermeabilização.

10) Meu piso ficou esbranquiçado. O que devo fazer ?

O piso pode ficar esbranquiçado em três situações:

a) Após o rejuntamento: Pode ser resto de cimento após a aplicação do rejunte. Neste caso deve-se fazer a limpeza com ácido muriatico.

b) Após a Limpeza: Neste caso pode estar ocorrendo eflorescência. Os sais do cimento que penetraram nas peças durante o rejuntamento afloram da peça enquanto a umidade vai saindo. Aguardar por dois ou três dias, sem molhar mais o piso, passando apenas um pano úmido, quase seco, para retirar o pó esbranquiçado que fica sobre o piso. Neste prazo a eflorescência tende a acabar.

c) Após a impermeabilização: Quando ocorre nesta fase é porque provavelmente o piso foi impermeabilizado antes de secar totalmente. Se foi impermeabilizado com produto a base de silicone, aguardar alguns dias para que cesse a eflorescência. Se foi utilizado algum impermeabilizante a base de resina acrílica, será necessário a remoção da impermeabilização e impermeabilizar novamente, desta vez com o piso seco.
Em caso de dúvidas consultar o departamento técnico da empresa sobre o que está ocorrendo. 

11) O que é resistência à abrasão?

É a resistência ao desgaste da superfície da peça ou do esmalte, causado pela circulação de pessoas e/ou equipamentos. Isso é muito importante na hora de recomendar o piso, pois áreas de maior movimento precisam de materiais mais resistentes à abrasão superficial.

12) Por que usar cerâmica ?

A história da humanidade mostra que já há milhares de anos, os povos da antigüidade utilizavam artefatos de cerâmica. Com o passar dos anos, no entanto, as características desses materiais foram se modificando, dando origem a produtos de alta resistência, beleza e durabilidade, com um contingente cada vez maior de adeptos. As razões? Veja algumas delas: Antialérgico . Opções que combinam com tudo . Preços que combinam com todos os bolsos . Podem ser utilizados em qualquer ambiente . Limpeza fácil . Fácil colocação . Incombustibilidade (não propaga chamas) . Alta durabilidade, resistência e beleza.

13) Qual a diferença entre um revestimento de parede e um revestimento de chão ?

A principal diferença está na massa que compõe os dois tipos de revestimento: Pisos – emprega massa com características apropriadas para o uso do produto em pavimentos. Por essa razão tem menor absorção de água e como conseqüência, retração da ordem de 5%. Os pisos também exigem maior resistência à abrasão, pois estão sujeitos ao tráfego de pessoas e objetos. Revestimento de Parede – Por ser um produto com características próprias de produto para parede, apresenta maior absorção de água, para permitir máxima adesão entre placa cerâmica e argamassa, evitando o destacamento da parede. Apresenta menor retração (cerca de 1%), para permitir o uso de juntas de até 2,0 mm, o que garante melhor aparência no acabamento final.

14) O que é uma JUNTA DE DILATAÇÃO ou MOVIMENTAÇÃO?

São juntas intermediárias, normalmente mais largas do que as de assentamento, tendo como objetivo permitir a absorção das deformações diferenciais originadas pelas variações térmicas entre as placas cerâmicas.

15) Com deve estar o contra piso ?

O contra piso deve ser executado a pelo menos 15 dias, anterior ao assentamento. Os níveis e caimento já devem estar no contra piso. O contra piso deve estar limpo, livre de poeira, graxas, cal ou qualquer material solto sobre a superfície. Em locais de solo úmido (ex. andar térreo) recomendamos um contra piso impermeável e a argamassa com cimento para evitar surgimento de eflorescência (depósito de sais solúveis em cimento).

16) Quais os cuidados devem ser tomados antes do assentamento ?

Verifique se o material recebido é o que está especificado em pedido. Se o material recebido estiver correto, antes de assentar, aconselhamos medir os ambientes antes do início do trabalho para que não haja interrupção do mesmo, em função de alterações de medidas ocorridas após o pedido ter sido efetuado. Misture as peças de várias caixas para melhor visualização do ambiente final. Aconselha-se acrescentar no pedido 10% da quantidade para cortes e reserva, para evitar solicitação de complementos. Nas áreas externas em dias muito quentes, umedecer o piso antes do assentamento.

17) Como solicitar um complemento de pedido ?

Todos os complementos deverão ser solicitados enviando uma peça do lote recebido como amostra para que o material venha numa tonalidade mais próxima possível.

18) Qual junta é que devo deixar ?

Linha Básica e Invecchiatto e ecolught:
Deixar juntas de 7 a 10mm entre as peças e entre peças e obstáculos (pilares, rodapés, paredes e etc...). A diferença de bitola entre as peças é intencional.
Linha Ecomadeiras:
Deixar juntas de 2 mm entre as peças e obstáculos  (pilares, rodapés, paredes e etc...)
Linha Ecopastilhas:
A junta entre as placas devem ser iguais a junta interna das placas teladas.

19) Qual cor de rejunte usar ?

Nas cerâmicas não esmaltadas, recomendas rejunte com cimento e areia fina ou pó de quartzo, na proporção de duas partes de areia para uma de cimento. A cor ficará cinza, na cor do cimento. Nos pisos esmaltados, de acordo com a cor da peça e o gosto de cada um. Recamenda-se utilizar um tom a cima ou um tom abaixo da cor do material.

20) Qual tipo de argamassa usar ?

Linha Básica, Invecchiatto, Ecomadeira, Ecolight
O assentamento deve ser feito com argamassa cimenticola. Para áreas internas e externas utilizar argamassa própria para cada tipo de ambiente, consultando o fabricante ou revendedor dos mesmos. Espalhar a argamassa com desempenadera de aço dentada com espessura 6mm de cordão e preencher antes o tardoz (parte de trás da cerâmica) com argamassa.
Linha Ecopastilhas:
É feito com Argamassa colorida para pastilhas de porcelana, que serve para assentar e rejuntar simultaneamente.

21) A Pastilha pode ser usada em piscina ? Qual argamassa usar?

Sim, pode ser usado em piscinas, espelhos d´água, e áreas molhadas. Utilizar argamassa própria para pastilhas de porcelana. Ele serve tanto para o assentamento quanto para o rejuntamento.

 

ORÇAMENTO

 

 

SIMULADOR

 

 

CASES

 

 

 

 


CERÂMICA

» Orçamento
» Produtos
» Simulador
» Projetos
» Cases

SHOWROOM SHOPPING D&D

Av. das Nações Unidas, 12.555
Loja 207 - Brooklin Novo - SP
CEP 04578-000

TELEFONE E SAC

(11) 5506-1390
sac@lepri.com.br

 

Twitter Facebook you tube